segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lemas do Al-Anon

No Al-Anon também aprendemos a pôr em prática alguns slogans que nos ajudam a ter um melhor entendimento da nossa vida e a lidar com os problemas. Eis alguns:

Mantenha as coisas simples

Vá com calma

Primeiro as primeiras coisas

Só por hoje

Que comece por mim

Até que ponto isto é importante?

Pense

Um dia de cada vez

Escute e aprenda

Viva e deixe viver

Solte-se e entregue-se a Deus

10 comentários:

  1. OLÁ

    ESTOU VIVENDO UM GRANDE PROBLEMA COM O ALCOOLISMO DE MEU MARIDO QUE PENA QUE AQUI EM VISEU NÃO HÁ NADA QUE POSSA AJUDAR OS FAMILIARES SE TIVER CONHECIMENTO DE ALGUMA COISA POR AQUI ME DIGA POR FAVOR TENHO ANDADO A PESQUISAR MAS NÃO ENCONTRO NADA ELE ESTÁ DESMOTIVADO PARA O TRATAMENTO E DESEMPREGADO O QUE NÃO AJUDA NADA GRATA

    EMILIA FIGUEIREDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília
      Que bom seria poder haver grupos de Al-Anon em todo o lado. Basta que se juntem duas pessoas afectadas pela maneira de beber de outra para poderem formar um grupo de Al-Anon. Se conheceres alguém que queira fazer isso contigo, será possível abrir um grupo com o apoio do Escritório de Serviços Gerais do Al-Anon.
      Além disso, poderás adquirir livro através do escritório. Também ajuda muito. Rrecomendo-te: "Coragem para Mudar", Como o Al-Anon Funciona" e "Tirando Promeito das Crises".
      Podes escrever-me e irmos falando, dessa forma poderei ir partilhando contigo a minha experiência (pois é partilhando experiência força e esperança que nos ajudamos uns aos outros no Al-Anon).
      Podes ainda inscrever-te num dos vários grupos online de Al-Anon, em língua portuguesa há um.
      Aqui vão os links:
      meu email mariamariagpt@gmail.com
      ESG Al-Anon http://www.al-anon.org.pt/
      Site das reuniões online em português http://www.al.anonport.nom.br/
      vais conseguir!

      Eliminar
    2. Tentei contactá-la para o endereço indicado, mas o mail é sistematicamente rejeitado.
      Como posso contactá-la?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá. Por favor escreva para mariamariapt@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
  2. Bom dia. Tenho o mesmo problema com o meu marido que tem um negócio é muito tempo livre. Há situações muito perigosas com o meu neto.
    Tenho situações de violência doméstica física e psicológica. A única razão que me faz levar o casamento de 32 anos é o facto de ser funcional. Aparentemente ele trata de tudo e ainda diz que eu não faço nada e ele é que trata de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... não fiz "Responder", mas o que acabei de escrever é pra ti ��

      Desejo-te um fim-de-semana diferente, alegre, pacífico, iluminado ����
      Ana

      Eliminar
  3. Bom dia Isabel 🌷
    Acabei de te ler. Procura um grupo Al-Anon próximo da tua residência. Vivo no estrangeiro. Por vezes vou a reuniões que se encontram a cerca de 1h da minha casa, em França, um dos países vizinhos. E vale a pena!!!
    Outra coisa: sentes-te feliz? Cada ser tem direito à felicidade. Mas cada um de nós é responsável pela sua própria vida! Lembra-te disso. És livre de tomar as decisões que te pareçam melhores para TI própria!
    Coragem!!!
    Beijinhos, com carinho 🤗
    Ana (Luxemburgo)

    ResponderEliminar
  4. Hoje , olhando esses Lemas, vi e li os comentários que encontrei aqui, faço parte do Al-Anon, há muitos anos, e foi nessa programação que encontrei ajuda para o caos que eu viva com o meu familiar que era portador dessa doença do Alcoolismo, que por pouco não desustruiu a minha vida, conseguir ajuda não só para mim, como toda a família, o meu família se recuperou em Alcoólicos anônimos e eu no Al-anon. Se essa minha fala lhe diz alguma coisa, entre em contato com a minha pessoa através do meu e-mail, lhes encaminharei para uma reunião de Al-anon presencial, ou online .
    Meu email: Zeny0828@hotmail.com

    ResponderEliminar